#MERGULHO
Pontos de hidratação no Rio para enfrentar o calor
Esse verão já está previsto como o mais quente da história, com ondas de calor, principalmente entre fevereiro, março e abril. Para enfrentar as altas temperaturas, o Rio de Janeiro vai instalar 100 pontos de hidratação nas unidades de saúde da capital, até março do ano que vem. A proposta busca minimizar os impactos na população, evitando a desidratação. As altas temperaturas podem também levar à fadiga, mal-estar e hipotensão, dentre outras manifestações. Por isso, é importante redobrar os cuidados: beba bastante água, use roupas claras e leves e evite programas nos horários de pico e comidas pesadas. Para proteger a pele, óculos, bonés, chapéus e Mami Wata na bolsa, mesmo em dias nublados. A saúde agradece.
#DÁ PRA ACREDITAR
Cariru, taioba e PANCs amazônicas do Brasil para o mundo
Produção através do sistema sintrópico, agricultura regenerativa e o desejo de expandir o consumo de PANCs (plantas alimentícias não convencionais) amazônicas em outras regiões: esses são alguns dos diferenciais da Horta da Terra, uma das primeiras startups a receber apoio financeiro do Amazon Biodiversity Fund (Fundo para a Biodiversidade da Amazônia). A empresa pretende, além de preservar e melhorar o ecossistema, mostrar os poderes nutritivos e medicinais de plantas como a taioba e o cariru. Para isso, ela as transforma em pós liofilizados, facilitando o envio, o processamento e a durabilidade dos produtos, o que lhes trouxe clientes variados, desde empresas de chocolate e outros alimentos até empresas de cosméticos e suplementos.
#MAMI WATA INDICA
WaterBear: streaming gratuito sobre o meio ambiente
WaterBear é a primeira plataforma de streaming interativa e gratuita dedicada a produções que abordam o futuro do nosso planeta. Fazem parte do acervo documentários premiados, curtas-metragens e séries que impulsionam a conscientização ambiental, através de temas como sustentabilidade, biodiversidade, ação climática e moda sustentável. Dentre os títulos, está o doc Map to Paradise, filmado em seis continentes, e que fala sobre o nascimento do movimento global para proteger o mar. A WaterBear conta com uma rede global de mais de 100 ONGs parceiras, que visitantes podem conhecer e apoiar através da plataforma.
#PRA PENSAR
A transição energética no mundo
Voltando ao assunto de transição energética (difícil fugir dele), o New York Times traçou a trajetória da matriz energética, com gráficos e mapas que ilustram quais economias desenvolvidas têm de fato expandido a produção de energia eólica e solar. A conclusão é que existe o movimento, mas lento para a urgência climática, especialmente em países como a China e Índia que ainda apostam em combustíveis fósseis, em especial o carvão,
#MAMI WATA
Chegamos em 2024 e a gente quer agradecer a todos os parceiros que, em 2023, caminharam com a Mami Wata no seu dia a dia, protegendo a pele e os mares.
Mantas do Brasil
Ilhas do Rio
Fundação Mamíferos Aquáticos
Sea Shepherd
Aquasis
VIVA Instituto Verde Azul
Projeto Baleia Jubarte
Instituto de Pesquisas Cananéia
Projeto Ariranhas
Esse ano, continuamos juntos, preservando os mares e buscando a conscientização ambiental. Obrigada por serem guardiões do planeta e por confiarem na gente!