#MERGULHO
COP-29 e a necessidade das ações coletivas
Que o nosso mundo precisa de mais senso de coletividade e ações eficazes para solucionar problemas ambientais, nós sabemos. Mas, como isso pode ser um plano organizado? A COP-29, que acontecerá em novembro, em Baku (Azerbaijão), terá como prioridade a negociação em torno das novas metas coletivas de financiamento climático, além de se propor a ser um local de ampla discussão para acelerar a transição energética.
A escolha do Azerbaijão para receber o evento gerou preocupação da Humans Right Watch, sobre até que ponto os planos ali discutidos poderão ser concretizados localmente, já que o país vive um governo autoritário, hostil com o ativismo. Fora isso, 52% do seu orçamento público e cerca de 90% da receita de exportação do país é baseada no petróleo e gás.
No Espaço Brasil, acontecerão debates sobre o combate à mudança do clima, transição justa e soluções para a crise climática, entre outros temas. Exposições, apresentações culturais e outros formatos de evento também serão organizados no pavilhão. Em tempo: em 2025, seremos nós os anfitriões do evento, que acontecerá no Pará e tem como fluxo esperado mais de 40 mil visitantes durante os principais dias do evento na região.
#DÁ PRA ACREDITAR
Ativismo ecológico nos shows do Massive Attack
https://www.instagram.com/p/C_TV-lMsNKh/
Há 4 anos, a banda de trip-hop Massive Attack ajudou em um estudo sobre a emissão de carbono em grandes eventos. A partir dali, o grupo começou a pensar em como realizar os seus próprios shows com baixa produção de lixo e emissão de carbono. O aprendizado foi aplicado esse mês, em Bristol: os veículos usados antes, durante e depois da apresentação foram elétricos; os geradores usaram baterias de LED; composteiras foram viabilizadas em containers; dentre outras ações. As práticas serão compartilhadas livremente em um livreto online e a prefeitura de Bristol está desenvolvendo um plano para que todos os eventos em Clifton Down funcionem da mesma maneira.
#MAMI WATA INDICA
A arte de Subodh Kerkar
Precisando de uma pausa inspiradora? De um respiro no dia? Clique para ver essa ação performática do artista indiano Subodh Kerkar, que fala sobre a importância do oceano. Poesia para os olhos e para o coração.
#PRA PENSAR
Alerta oceânico
O último Relatório do Estado do Oceano, da Unesco, é um alarme: nos últimos 20 anos, o aquecimento dos mares dobrou. E nos últimos 30, a elevação do nível do mar também duplicou. O estudo contou com 99 pesquisadores, dentre eles, o brasileiro Ronaldo Christofoletti, professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (IMar/Unifesp), que traçou a relação entre o estado atual do oceano e as situações enfrentadas no Brasil nos últimos anos, em especial, as chuvas extremas.
#MAMI WATA
3 anos Mami Wata
Esse mês, completamos 3 anos de dedicação ao nosso planeta. Nesse tempo, criamos parcerias com diversos projetos ambientais, apoiamos iniciativas de educação voltadas para o meio ambiente, e desenvolvemos mais produtos que protegem o nosso corpo, enquanto preservam nossas águas e a natureza.
Agradecemos a todos que fazem parte da nossa história, conscientes de que, sim, cada passo conta! Toda vida importa. E que o futuro é muito melhor quando é colaborativo.
Obrigada!