#MERGULHO
Medida Provisória afeta a demarcação de terras indígenas e o meio ambiente
A Medida Provisória que prevê a reestruturação dos ministérios do governo ganhou atenção desde que foi aprovada, no dia 24 de maio. As mudanças retiram atribuições importantes do Ministério dos Povos Indígenas, que tem à frente Sônia Guajajara, e o do Meio Ambiente, liderado por Marina Silva.
Falando do primeiro ponto, a Medida estabelece que o reconhecimento e demarcação de terras indígenas saia da competência do Ministério dos Povos Indígenas e vá para a Justiça. Em relação ao segundo, uma das mudanças seria o Cadastro Ambiental Rural, um registro público obrigatório para todos imóveis rurais, que sairia do Ministério do Meio Ambiente e iria para o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Também foi aprovada a medida provisória sobre a regularização ambiental que altera a Lei da Mata Atlântica, flexibilizando o controle do desmatamento.
#DÁ PRA ACREDITAR
Tijolos feitos a partir de algas invasoras
As algas invasoras, especialmente do tipo Sargassum, têm causado impacto negativo no ecossistema e nas atividades econômicas, especialmente na América Latina e Caribe. Agora, o mexicano Omar Vázquez Sánchez parece ter achado um meio para ajudar a minimizar os danos, enquanto gera renda: ele criou o Sargablock, um tijolo feito a partir das algas invasoras, areia, terra e aditivos naturais. O processo envolve desde a coleta das algas até a moldagem e secagem, que acontece ao sol, para reduzir o consumo de energia. Mais leve que os tijolos tradicionais, o Sargablock facilita o transporte, diminuindo ainda o consumo de combustíveis fósseis. (via Ideologia Coletiva)
#MAMI WATA INDICA
Krenak no IC Play
Falando ainda sobre a importância da demarcação de terras indígenas, vale ver o documentário Krenak, que conta a história e luta deste povo indígena para sobreviver e manter suas terras no interior de Minas Gerais. Abordando desde o século XIX, com a perseguição de Dom João VI, à tragédia de Mariana, em 2015, ele fala da resistência dos Krenak, que ainda vivem às margens do Rio Doce. O doc está disponível no IC Play, plataforma de streaming gratuita do Itaú Cultural.
#PRA PENSAR
"É impossível ter pessoas saudáveis em um planeta doente"
Esse é o nome (e recado) da palestra da indiana Shweta Narayan, no TED. Shewta trabalha na interseção entre meio ambiente, saúde e justiça. Durante sua fala, alerta para a importância de colocar a saúde como centro das soluções e cita dados que assustam, como o fato de que a poluição do ar causa 7 milhões de mortes prematuras todo ano (mais que o número de mortes por Covid no segundo trimestre de 2021), lembrando que eventos climáticos extremos não só ameaçam a saúde das pessoas, mas a infraestrutura de saúde e sua capacidade de resposta. É tudo um ciclo. O próprio sistema de saúde, fundamental na resposta a tudo isso, por sua vez, também precisa de mais atenção, já que hoje sua pegada climática contribui com cerca de 5% da emissão líquida de gases de efeito estufa.
#MAMI WATA
Mami Wata para levar no bolso: nova latinha
A Mami Wata agora tem um novo tamanho de latinha, com 60g. Mais prática e funcional, pode ser levada na necessaire e até no bolso, facilitando o transporte e a reaplicação na hora da trilha, da bike, cachoeira ou praia.