#MERGULHO
A expectativa da COP 30 no Brasil
De 10 a 21 de novembro acontecerá a COP 30 - a Conferência do Clima da ONU. Este ano, os líderes mundiais se reunirão em Belém (PA) - um marco representativo para nosso país. "Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígenas, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem", disse o presidente Lula.
Considerado um dos principais eventos sobre mudança climática do mundo, nessa 30a edição serão discutidos temas como: a redução de emissões de gases de efeito estufa; a adaptação às mudanças climáticas; o financiamento climático para países em desenvolvimento; as tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono; a preservação de florestas e biodiversidade; e a justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.
#DÁ PRA ACREDITAR
Repositório de línguas indígenas
O Brasil é um dos países com maior diversidade linguística do mundo. Só aqui, vivem 350 povos indígenas, muitos não conhecidos por boa parte de nós. Preservar a língua é um componente fundamental da identidade e conexão de cada cultura e, pensando nisso, foi lançado em maio o Centro de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas. A ideia é reconhecer, valorizar e documentar as mais de 175 línguas indígenas faladas no país, para que saberes ancestrais sejam protegidos e passados para gerações futuras.
#MAMI WATA INDICA
Oceanos com David Attenborough
“Depois de quase 100 anos no planeta, agora entendo que o lugar mais importante da Terra não é a terra, mas o mar." A frase é do radialista e cineasta David Attenborough, que acaba de lançar seu novo filme - Oceanos com David Attenborough.
Com sequências cinematográficas que mostram as surpresas e riquezas dos recifes de corais, das florestas de algas marinhas e das águas abertas, o documentário expõe os desafios hoje enfrentados, como a pesca destrutiva e o branqueamento em massa dos recifes de corais. Mas, deixa uma mensagem de esperança: o oceano pode se recuperar de uma maneira surpreendente, jamais vista pela humanidade.
O doc pode ser visto no Disney+.
#PRA PENSAR
Atlas da Amazônia Brasileira
Reapresentar a Amazônia, a partir da perspectiva de seus habitantes, desafiando o cientificismo ocidental: esse é o objetivo do Atlas da Amazônia Brasileira. A publicação conta com 32 artigos produzidos por uma maioria de autores originários, considerando também a diversidade racial, étnica e de gênero. A partir do compartilhamento dos saberes e ciências locais, o Atlas contribui para desconstruir estereótipos, promovendo maior debate e reflexão.
#MAMI WATA
IPAS: novo parceiro Mami Wata
Fundado em 2019, com sede em João Pessoa, o Instituto Parahyba de Sustentabilidade promove o desenvolvimento socioambiental e a conservação do patrimônio natural e cultural da região. Entre as frentes de atuação da ONG, está o Programa Observatório Marinho, que se dedica à conservação das tartarugas marinhas, através da colaboração entre a comunidade local e pesquisadores. Nós apoiamos a causa, protegendo a equipe com nossos filtros solares.